Brevia Investimentos Imobiliários - Notícias - Como saber o número da matrícula do imóvel pelo endereço?

A Brevia está no mercado para proporcionar segurança, agilidade e ética profissional, com serviços de qualidade no ramo do investimento imobiliírio.

Brevia Investimentos Imobiliários

Fique por dentro

Como saber o número da matrícula do imóvel pelo endereço?

30/08/2024

Como saber o número da matrícula do imóvel pelo endereço?

A compra de um imóvel é um processo que envolve algumas burocracias e o levantamento de diversos documentos, como a certidão do imóvel.

Nessa hora, podem surgir algumas dúvidas para o comprador, e uma delas é muito comum: afinal, como saber o número da matrícula do imóvel pelo endereço?

Caso você esteja nessa situação, não se preocupe.

Com a orientação certa, é possível resolver tudo sobre a matrícula de imóvel de forma rápida e sem dor de cabeça.

É só seguir a leitura para saber tudo sobre o tema antes de realizar o sonho de comprar a casa própria. Confira!

 

O que é matrícula do imóvel?

Antes de falar sobre como saber o número da matrícula do imóvel pelo endereço, vamos explicar melhor do que se trata esse documento. A matrícula do imóvel reúne todas as informações sobre o bem, desde a construção até os dias atuais.

Toda matrícula de imóvel possui um número único, que não muda com o passar do tempo. Mesmo que haja mudanças de proprietários, por exemplo, essas alterações são averbadas na mesma matrícula criada quando o imóvel foi construído.

Para saber como achar a matrícula do imóvel pelo endereço, é importante ter em mente que o Cartório de Registro de Imóveis (CRI) é o órgão responsável por registrar e arquivar todo tipo de imóvel no Brasil.

Porém, falaremos melhor sobre isso mais à frente.

 

Qual é a diferença entre matrícula, certidão e escritura de imóvel?

É bem provável que você já tenha ouvido falar sobre três coisas diferentes: matrícula, certidão e escritura de imóvel. Por isso, vamos explicar as diferenças essenciais entre elas, para você não ter dúvidas antes de buscar a matrícula do imóvel pelo endereço.

A matrícula do imóvel é um registro perene, ou seja, elaborado obrigatoriamente quando da construção do imóvel e deve durar pelo resto da vida desse bem. Já a certidão de imóvel é o documento que atesta esse registro.

Podemos fazer a seguinte comparação: assim como a certidão de nascimento é um documento que traz todas as informações sobre o registro de uma criança, a certidão do imóvel carrega os dados básicos da casa ou do apartamento que constam no registro.

Já a escritura do imóvel é outro documento que contém as informações sobre a negociação de uma propriedade. Por isso, ela é muito importante durante a compra, a venda ou a doação de um imóvel, sendo o primeiro passo tomado logo após a assinatura de um contrato.

 

Importância da matrícula do imóvel  

Por todas as informações que carrega, a matrícula atualizada de imóvel é um documento muito importante. Ela permite averiguar a origem da casa ou do apartamento, os antigos donos, todas as transformações ocorridas e algum tramite judicial que o envolve. 

Em todo processo de financiamento, esse é o documento solicitado para avaliação da situação jurídica do bem, pois ele permite à instituição bancária decidir se aprova ou não o crédito do imóvel.

Por isso, quando for necessário, é importante saber como emitir a matrícula do imóvel pelo endereço.

 

Quais informações constam na matrícula do imóvel?

Bom, entendemos o quanto a matrícula do imóvel é importante, mas afinal, quais dados estão descritos neste documento?

A matrícula funciona como uma certidão de nascimento para o imóvel e também como um documento de identificação da propriedade, por isso reúne todos os dados relevantes sobre as características e movimentações envolvendo o imóvel. 

 

Entre esses dados, é possível encontrar as seguintes informações:

- Metragem;

- Localização;

- Compras e Vendas;

- Alterações Sofridas;

- Dados do Proprietário;

- Possíveis Ações Judiciais;

- Data do primeiro registro do imóvel e de todas as averbações seguintes.

Tudo isso, e ainda mais características, aparecem entre as informações descritas na matrícula de uma casa ou apartamento.

 

Como saber o número da matrícula do imóvel pelo endereço?

Como dissemos anteriormente, o CRI é o órgão responsável por realizar o registro da matrícula, arquivá-la e registrar quaisquer alterações necessárias.

Por isso, para conseguir a matrícula de imóvel pelo endereço, o caminho mais fácil é se dirigir até o CRI da região do imóvel em questão.

Cidades menores costumam ter apenas um CRI responsável por todo o território. Já as maiores, como São Paulo, possuem CRIs que atendem diferentes regiões.

Neste caso, para localizar a matrícula de imóvel, é preciso fazer uma pesquisa de imóvel prévia para descobrir qual é o cartório responsável pela área da propriedade.  

 

No CRI, é necessário apresentar os seguintes dados:

- O endereço do imóvel;

- Seus documentos pessoais, como RG e CPF;

- Comprovante do pagamento de uma taxa, que pode variar de valor de acordo com a região.

O documento que atesta a matrícula do bem será entregue em alguns minutos ou dias, a depender de cada caso.

Em algumas regiões do país, também é possível fazer a pesquisa do imóvel e obter a matrícula online. Nesses casos, é preciso informar o CRI competente, a cidade ou estado do imóvel e o número da matrícula.

 

Como obter a versão atualizada da matrícula?

Agora que você compreendeu como saber o número da matrícula do imóvel pelo endereço, é importante entender também o processo para obter a versão atualizada do documento.

O CRI é o órgão responsável por emitir a matrícula atualizada do imóvel, então basta comparecer a um cartório próximo a você para fazer o pedido.

Ao contrário do que acontece com a busca pelo número da matrícula por endereço, a versão atualizada pode ser obtida em qualquer cartório e não apenas onde o imóvel foi registrado, desde que você tenha o número da matrícula em mãos.

Como a matrícula é um documento público, qualquer pessoa pode consultá-la. Vale destacar que esse processo também tem um custo. As taxas para emissão do documento podem variar de um estado para outro, por isso lembre-se de consultá-las diretamente no cartório.

Em algumas regiões, é possível fazer o pedido online no próprio site do cartório. Além disso, existem plataformas especializadas nesse tipo de serviço que podem facilitar a emissão.

Busque sempre sites seguros e com boas avaliações antes de passar informações ou pagar qualquer valor.

 

Para que serve a versão atualizada?

A versão atualizada da matrícula do imóvel é fundamental para identificar a situação atual da propriedade.

Se houver débitos ou alguma questão judicial em aberto envolvendo o imóvel, por exemplo, esse documento irá descrever os detalhes de cada situação.

Por isso, a matrícula atualizada é muito importante nas transações imobiliárias. Ela permite que você identifique possíveis problemas antes de assinar o contrato de compra e venda.

Dessa forma, ajuda a proteger os compradores e garantir negociações mais seguras e tranquilas.

 

Com as informações sobre como saber o número da matrícula do imóvel pelo endereço, você já entende como identificar a situação da propriedade antes de fechar negócio e, assim, garante uma transação muito mais segura.

Conte com a ajuda da Brevia Investimentos, para encontrar seu novo lar de forma fácil e sem burocracias!  

  1. Compartilhar
  2. Twittar

Contate-nos

Rua Olavo Bilac, 262, Sala 03 - Cidade Alta - Bento Gonçalves, RS Telefone (54) 3702-5111

Política de Privacidade | Opções de Cookies

Facebook

Desenvolvido pela Tag Web Design