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23/08/2024
O sonho de comprar um imóvel exige um investimento alto. Por isso, a transação deve ser realizada com muita atenção para garantir a total segurança.
Nesse processo, o Registro Geral de Imóveis (RGI) é fundamental. Ele garante a propriedade da residência e ajuda a evitar golpes ou problemas jurídicos.
Se você ainda não conhece muito bem o assunto, continue a leitura para entender o que é, como fazer e qual é a importância do registro no processo de compra e venda de um imóvel.
O que é RGI (Registro Geral de Imóveis)?
RGI é a sigla para Registro Geral de Imóveis, cadastro responsável por comprovar a propriedade de um imóvel, registrando-o em nome do comprador.
De forma resumida, o documento apresenta todos os dados e históricos do imóvel, além de transferir oficialmente a propriedade do local a quem o comprou.
Ele funciona como a “certidão de nascimento do imóvel”. Além da indicação do cartório onde o imóvel está registrado, há informações como número da matrícula, localização do imóvel, características, área, proprietário, eventuais ônus/gravames existentes, entre outras.
Qual é a importância do RGI?
O registro de imóveis serve para conferir ao titular o direito à propriedade e o conhecimento de terceiros sobre o fato. Isso é essencial para garantir a segurança jurídica da transação e assegurar os devidos direitos sobre o imóvel.
Sem o registro, não é possível obter financiamentos, vender, alugar ou transferir o imóvel de forma legal, por exemplo.
Veja que a lei deixa bem claro, “quem não registra não é dono”. Dela se extrai a importância do registro dos títulos aquisitivos para fins de efetiva transferência de titularidade. Aqueles que possuem escritura definitiva não registrada não são donos e podem sofrer as consequências negativas da ausência do registro.
Qual a diferença entre RGI e Escritura?
Enquanto o Registro Geral de Imóveis oficializa a propriedade de um imóvel após a compra, a escritura pública é o documento emitido no momento da venda para formalizar todos os detalhes da transação entre as partes.
Ela representa uma declaração pública, em que se registra a transferência do bem. Por isso, trata-se de um documento fundamental para assegurar a compra de uma casa, de um apartamento ou de um terreno.
Vale destacar que a escritura é emitida pelo cartório de notas.
Apesar da sua grande importância, a escritura por si só não garante a propriedade do imóvel. Para isso, é necessário o Registro Geral de Imóveis, que transfere a propriedade para o nome do comprador no cartório de imóveis.
RGI x Matrícula de Imóvel
Tão importante quanto a escritura e o registro durante o processo de compra e venda é a matrícula do imóvel. Enquanto o registro formaliza a propriedade, a matrícula fornece um panorama completo do histórico e das condições do imóvel.
Na matrícula do imóvel, emitida em cartório de Registro de Imóveis, constam informações importantes sobre o bem e o proprietário.
Esse documento apresenta o histórico completo do imóvel, incluindo o relato de escrituras realizadas em razão de mudanças de proprietários, além de dados como:
- Localização do imóvel;
- Características da propriedade;
- Possíveis ônus relacionados ao bem;
- Histórico de transações envolvendo o imóvel.
Como e quando fazer o Registro Geral de Imóveis?
O primeiro passo para registrar um imóvel é buscar o cartório de Registro de imóveis do seu município. Isso deve ser uma prioridade no processo de compra e venda para evitar problemas na transação.
Para simplificar o processo, reunimos os principais passos necessários para realizar o cadastro, tanto para imóveis adquiridos por financiamento imobiliário quanto por compras à vista.
Confira a seguir.
Imóvel financiado
No caso de imóveis financiados, o contrato de financiamento imobiliário funciona como a escritura pública para comprovar o acordo de compra e venda.
É importante esclarecer que o comprador não tem a posse do imóvel de imediato nesse tipo de transação. Isso porque o bem fica sob alienação fiduciária: o banco que concedeu o financiamento tem a posso até a quitação da dívida.
No registro, portanto, constará a situação de alienação.
Quando toda a dívida é paga, é necessário ir até o cartório dar baixa na alienação fiduciária para atualizar a matrícula do imóvel e transferir a propriedade ao comprador.
Além desse processo, também é importante pagar o ITBI (Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis) para que a transferência seja realizada.
Imóvel comprado à vista
Para imóveis comprados à vista, o processo de registro é bem simples. Após a negociação e o pagamento integral do bem, a escritura de compra e venda deve ser lavrada em cartório de notas.
O próximo passo é levar o documento ao cartório de registro de imóveis onde o bem está localizado. Neste momento, é necessário pagar as taxas de registro e o ITBI.
Com isso, os dados da matrícula do imóvel são atualizados, e o registro oficial de propriedade pode ser emitido.
Quanto custa para tirar o RGI de um imóvel?
Não há um valor fixo para tirar o Registro, por isso o custo varia conforme o valor do imóvel e o estado onde ele está localizado. Além disso, outras despesas podem impactar nos gastos totais, como:
- Emissão de certidões;
- Despesas cartoriais;
- ITBI.
Em geral, o valor do RGI pode chegar a até 4% do valor do imóvel, mas o percentual mais frequente é de 1% sobre o total.
Como consultar o RGI de um imóvel?
Para consultar o registro de um imóvel, o caminho mais fácil é se dirigir ao cartório onde o cadastro foi realizado, com os documentos pessoais e o máximo de informações possível sobre o imóvel.
Vale destacar que o registro pode ser encontrado na matrícula da propriedade.
No caso de cidades que possuem mais de um cartório de Registro de Imóveis, o documento costuma estar presente naquele mais próximo da região da propriedade.
É importante saber que existe uma taxa a ser paga para a visualização da matrícula ou a obtenção de uma cópia.
Também existem sites nos quais é possível solicitar a visualização do registro de um imóvel. Porém, cuidado para não cair em golpes: faça a solicitação apenas em portais confiáveis.
Conclusão
Entender o funcionamento de todo o processo de registro de imóveis é fundamental antes de buscar por uma nova casa ou apartamento. Como vimos, garantir o registro é essencial para assegurar a propriedade legal e proteger seu investimento.
Agora que você já conhece todos os detalhes do assunto, conte com a Brevia Investimentos para procurar o seu novo lar!
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