Brevia Investimentos Imobiliários - Notícias - Taxa de condomínio: Para que serve e como é calculada

A Brevia está no mercado para proporcionar segurança, agilidade e ética profissional, com serviços de qualidade no ramo do investimento imobiliírio.

Brevia Investimentos Imobiliários

Fique por dentro

Taxa de condomínio: Para que serve e como é calculada

16/08/2024

Taxa de condomínio: Para que serve e como é calculada

Morar em condomínio pode ser sinônimo de comodidade e segurança, mas traz consigo algumas responsabilidades como morador, como é caso do pagamento da taxa de condomínio.

Essa cobrança, muitas vezes mal compreendida, é fundamental para a manutenção e o funcionamento adequado dos espaços coletivos.

Neste conteúdo, vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre essa taxa, desde como é calculada, até seus direitos e deveres como condômino.

É só seguir a leitura para saber mais!

 

O que é a taxa de condomínio?

A taxa condominial é um valor pago mensalmente pelos moradores para cobrir os custos relacionados à manutenção e administração do condomínio.

Essas despesas são consideradas essenciais para manter o funcionamento do condomínio e o valor é destinado para a conservação, limpeza e segurança dos espaços de uso coletivo.

 

Para que serve a taxa de condomínio?

A taxa paga mensalmente pelos condôminos serve como apoio para garantir que todas as instalações operem adequadamente e, com isso, os moradores possam utilizar todas as áreas do condomínio.

Manter espaços como a portaria, a piscina, a academia, o elevador e outros espaços coletivos envolve gastos, sejam eles como limpeza, substituição de equipamentos quebrados ou manutenção para preservar o funcionamento.

Por isso, a taxa é cobrada de quem utiliza essas instalações. Ou seja, os moradores do condomínio.

 

A taxa de condomínio inclui o que?

Como vimos, a taxa mensal de condomínio cobre despesas relacionadas à manutenção e administração dos espaços comuns.

Sendo assim, ela pode incluir custos como: 

1 - Pagamento de funcionários;

2 - Serviços terceirizados de limpeza e segurança;

3 - Compra de materiais, como produtos de limpeza;

4 - Fundo de reserva destinado para cobrir despesas imprevistas;

5 - Conta de água, luz e gás, caso a cobrança não seja individual;

6 - Manutenção de equipamentos como câmeras de segurança e elevador, e de espaços comuns, como piscina e jardins. 

 

Como é calculado o valor da taxa de condomínio? 

A taxa condominial é calculada com base em uma previsão orçamentária, que considera todas as despesas extraordinárias e ordinárias do condomínio, normalmente no período de um ano. Esse valor é dividido pelo número de imóveis para definir a taxa mensal.

A partir da previsão de gastos, é definido um valor fixo a ser pago mensalmente por cada morador de acordo com as necessidades de cada condomínio.

Em alguns casos, a taxa pode ser dividida por fração ideal. Isso significa que o valor a ser pago por cada imóvel deve ser proporcional à metragem da propriedade.

Neste caso, o valor pode variar de um morador para outro conforme o cálculo de metros quadrados do imóvel.

Independente do método de cálculo, vale destacar que a taxa deve ser apresentada e aprovada em assembleia pelos condôminos.

 

Como é paga a taxa de condomínio?

A taxa condominial é paga mensalmente, na data previamente determinada pela convenção do condomínio.

A forma de pagamento é apresentada em assembleia, mas o valor normalmente é pago via boleto bancário.

 

Quem deve pagar a taxa de condomínio?

A taxa condominial é paga pelo proprietário do imóvel. No caso de imóveis alugados, o responsável pelo pagamento costuma ser o morador atual, ou seja, o inquilino.

Isso deve estar especificado no contrato de aluguel, mas, segundo a Lei do inquilinato, o locatário é o responsável pelas despesas ordinárias do condomínio.

Esse tipo de despesa inclui valores essenciais para garantir o uso do imóvel e do condomínio - os gastos incluídos na taxa mensal se encaixam aqui.

Para custos que valorizam o imóvel e vão beneficiar o proprietário, a responsabilidade de pagamento é do locador.  

 

O que acontece se a taxa de condomínio não for paga?

A taxa condominial está prevista no artigo 1334 do Código Civil brasileiro e é obrigatória, por isso o condomínio que deixa de pagar o valor mensal pode ser considerado inadimplente.

Por isso, em alguns casos, pode ser feita a cobrança judicial. Além disso, o artigo 1337 do Código Civil prevê a cobrança de multa para condomínios que não cumprirem seus deveres.

De acordo com a lei, o valor da multa pode chegar a cinco vezes o valor da taxa condominial.

As especificações sobre os casos de inadimplência devem estar descritas na convenção do condomínio.

 

Conclusão

Depois de entender o que é taxa condominial, fica claro o quanto a cobrança é importante para preservar e garantir a qualidade das instalações de condomínio.

Sem ela, não seria possível manter o funcionamento de espaços, equipamentos e serviços importantes, como portaria, elevadores e piscinas, por exemplo.

Agora que você está informando sobre como a taxa é calculada e aplicada, garantir seus direitos e deveres como condômino é muito mais fácil!

 

Se você está na procura do imóvel ideal, conte com a Brevia Investimentos para facilitar essa busca.

Nosso site tem filtro para te ajudar a encontrar um imóvel do jeitinho que você sempre sonhou com praticidade e agilidade. Ou entre em contato estamos sempre a disposição para lhe atender.

  1. Compartilhar
  2. Twittar

Contate-nos

Rua Olavo Bilac, 262, Sala 03 - Cidade Alta - Bento Gonçalves, RS Telefone (54) 3702-5111

Política de Privacidade | Opções de Cookies

Facebook

Desenvolvido pela Tag Web Design