Brevia Investimentos Imobiliários - Notícias - Economia gaúcha começa ano com avanço de 0,4%

A Brevia está no mercado para proporcionar segurança, agilidade e ética profissional, com serviços de qualidade no ramo do investimento imobiliírio.

Brevia Investimentos Imobiliários

Fique por dentro

Economia gaúcha começa ano com avanço de 0,4%

05/06/2014

O PIB do Rio Grande do Sul cresceu 0,4% no primeiro trimestre do ano. A comparação da Fundação de Economia e Estatística é em relação ao último trimestre de 2013. No mesmo período, o PIB nacional avançou 0,2%.

A agropecuária teve o maior e principal crescimento. Avançou 2,3%.

O setor de serviços também teve um primeiro trimestre positivo. O crescimento foi de 0,5%.

Já a indústria teve desempenho negativo. A queda foi de 1%.

2014 x 2013

Já quando o primeiro trimestre de 2014 é comparado com o mesmo período do ano passado, o crescimento do PIB gaúcho é maior. O avanço é de 3,2%.

Novamente, a agropecuária foi o motor. Avanço de 6,4%. Motivado principalmente pelo aumento da safra de arroz.

A indústria cresceu 1,5%. Destaque para a produção de eletricidade, elevada pelo intenso calor. Veículos automotores foi bastante influenciado pela produção maior de automóveis pela GM. Queda, no entanto, na produção de químicos.

O setor de serviços cresceu 3,1%. Maior avanço no segmento de transportes, estimulado também pela safra.

Revisão 2013

O crescimento da economia do Rio Grande do Sul em 2013 foi revisado com a mudança de metodologia no cálculo do PIB. Passou de 5,8% para 6,3%.

- 2013 teve um crescimento alto esperado porque era de recuperação da safra. Mas o segmento também tem mostrado avanço importante neste início de 2014. E mais de 90% da safra da soja entra no segundo trimestre e se espera um desempenho bom. – afirma o economista Martinho Lazzari.

12 meses

O acumulado dos últimos 12 meses do PIB gaúcho aponta avanço de 6,5%. Em cima ainda de um período de estiagem, a agropecuária cresce 37,9%.

- A tendência é que o Rio Grande do Sul feche o ano com um número parecido com o do Brasil, média nacional. – diz o presidente da FEE, Adalmir Marquetti.

  1. Compartilhar
  2. Twittar

Contate-nos

Rua Olavo Bilac, 262, Sala 03 - Cidade Alta - Bento Gonçalves, RS Telefone (54) 3702-5111

Política de Privacidade | Opções de Cookies

Facebook

Desenvolvido pela Tag Web Design